Projetos “Música nas Escolas” e “ABC do Dó, Ré, Mi” começam este mês em Piracicaba

Foto: Rodrigo Alves

Foto: Rodrigo Alves

Cerca de 4 mil crianças de Piracicaba vão ter contato com a música clássica em 2017. Os projetos Música nas Escolas e ABC do Dó, Ré, Mi começam neste mês de abril. 

Nesta terça-feira (18), o Música nas Escolas acontece na Escola Professor Alberto Thomazi, no bairro Cruz Caiada, às 9h30. No dia 19 é a vez da Escola José Antonio de Souza, no Parque Orlanda e, no dia 20, da Escola Antonia Jesuína Camillo Pipa, no Santa Rosa.
 
Nas aulas-laboratórios de 50 minutos, os instrumentistas apresentam obras de compositores clássicos e músicas célebres de vários períodos. As crianças conhecem de perto o funcionamento de cada instrumento e também ouvem temas musicais de filmes, comerciais e desenhos.
 
Já o projeto ABC do Dó, Ré, Mi estreia dia 28, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, às 9h, para 750 crianças de 10 escolas. São duas apresentações mensais, sempre na última sexta-feira do mês, também com 50 minutos de duração.
 
ABC do Dó, Ré, Mi é uma mistura de show com concerto. O enredo se dá com um desengonçado ator-palhaço, que “atrapalha” diversas vezes o maestro e os 18 instrumentistas. Entre uma música e outra surgem as explicações sobre as famílias dos instrumentos. Os projetos ocorrem até novembro, exceto nas férias escolares de julho. A intenção é a de levar o conhecimento artístico às crianças entre 4 e 10 anos.
 
Iniciativas da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) e da Secretaria Municipal de Educação, desde 2015, os projetos contemplaram aproximadamente 8 mil crianças da rede municipal de ensino, de pelo menos 40 bairros.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *