Blog Sonhos de Luciana
February 11, 2010 by Mari Valadares
Filed under Cantinho PBM, Poucas e Boas Notícias
Ontem, dia 10 de fevereiro de 2010, li no site Te Dou Um Dado sobre um blog criado para Luciana, personagem da atriz Alinne Moraes, que ficou tetraplégica após um acidente na novela Viver a Vida, de Manoel Carlos, da Rede Globo. Fiz a mesma coisa que o pessoal do TDUD, fui conferir se isso era verdade. Sim, é!
O conteúdo dos posts passou-me despercebido, mas uma coisa chamou muito a minha atenção: a quantidade de comentários que o blog tem em apoio a “Luciana”. Se esses comentários são escritos pela produção eu não sei, mas se forem verdadeiros, eles provam o tanto que as telenovelas fazem parte da vida das pessoas, o tanto que a ficção toma forma de realidade.
Uma estratégia para reforçar esse envolvimento do telespectador utilizada pelo autores de novelas, principalmente os globais, é o famoso merchandising social, ”ferramenta” que introduz problemas reais à ficção.
Marluce Zacariotti e Vanessa Ferreira Costa, em Telenovela e Merchandising Social: ficção e realidade, afirmam que as emissoras procuram, com o discurso do merchandising social, induzir as pessoas a continuar assistindo as novelas, garantindo maior credibilidade ao que vêem. Essa indução é percebida pelos comentários no blog e, além disso, o sentimento dos que assistem a novela em relação a deficiência da personagem de Alinne Moraes.
Agora as emissoras estão invandindo outras mídias, como a Internet, para aumentar cada vez mais sua audiência (ou para não perdê-la), ultrapassando o limite TV/telespectador e aproximando mais as pessoas a esse produto cultural, que é a telenovela.




Comments
E você, o que achou? Diga pra gente!...
ah, e se quiser que sua foto apareça nos comentários, cadastre-se no site Gravatar!