Olha a faca! Entrevista com Rodrigo Fagundes, o Patrick do Zorra Total

 ”Humor é rico, difícil de ser feito, mas igualmente prazeroso.”
Rodrigo Fagundes 

Olha a faca! Foi com esse bordão que o ator Rodrigo Fagundes ficou conhecido pelo grande público, depois que apareceu com o seu personagem Patrick, trazido do teatro para a TV, no programa de humor Zorra Total, da Rede Globo. Rodrigo já trabalhou em novelas, seriados e filmes, mas foi com o humor que mais se destacou. “Humor é rico, difícil de ser feito, mas igualmente prazeroso”, nos conta. Hoje, o ator está com o espetáculo Surto, junto com os atores Wendell Bendelack e Flávia Guedes. Veja o que rolou na entrevista com Rodrigo Fagundes:   

Foto: Paula Kossatz

POUCAS E BOAS DA MARI – Rodrigo, seu trabalho artístico ficou conhecido pelo público por causa do personagem Patrick, que faz parte do elenco do programa Zorra Total, da Rede Globo. Você criou o Patrick em 2003 por meio de improvisação e observações do dia-a-dia. O improviso tem algum segredo? E que elementos foram esses que o fizeram compor o Patrick?

Quando começamos a improvisar para a criação do SURTO, cada um trouxe suas observações do cotidiano para os exercícios e eu inseri algumas frases das minhas tias e da minha avó de Juiz de Fora (MG), que acabaram virando os bordões do Patrick. Tudo que víamos na TV, nós trazíamos para os nossos encontros. Acho que o segredo do improviso é esse: observar tudo à volta.

PBM – O Patrick é um personagem que tem um peso enorme em sua carreira, ele existe há seis anos. Os bordões criados por você, como o “Olha a faca!”, estão na boca de todo mundo. Você pensa em substituí-lo por outro personagem daqui a algum tempo? Ou Patrick é um personagem que você renovaria e jamais descartaria?

Não pensaria em descartar, mas gostaria de fazer algo novo sim na TV. O Patrick é um personagem muito rico que ainda dá um caldo na TV. No teatro ele sempre existirá, enquanto SURTO durar…

PBM - Você e os atores Wendell Bendelack e Flávia Guedes são o elenco do espetáculo Surto, que já existe há seis anos. O Surto é uma ideia inspirada no paulistano Terça Insana e o humor feito por vocês e pelo Terça Insana é sempre carregado de muita crítica. O que é mais criticado pelo grupo no espetáculo?

A banalização que virou a carreira do ator atualmente. Hoje qualquer rosto bonito se lança num reality show e pronto, virou celebridade e já quer ser ator, fazer novela… Isso  dá uma desvalorizada na carreira, no esforço que se faz para estudar e ser ator de verdade. Além de alguns fatos políticos que inserimos. Conforme esses acontecimentos pipocam na mídia, a gente coloca no espetáculo.

PBM -  Você faz uma personagem chamada Ângela Botox. O nome Ângela Botox lembra o nome da personagem do Roberto Camargo, do Terça Insana, a Betina Botox. As personagens são completamente diferentes, mas você já sofreu alguma comparação por causa do nome, Rodrigo?

Não, de forma alguma. A Ângela Botox é inspirada na Ângela Bismarchi, a musa do carnaval carioca.

PBM – A novela “Kubanakan”, a minissérie “Um só coração”, o seriado “Sexo Frágil”, todos da Rede Globo, são alguns trabalhos que você já participou. Por que optou em fazer humor?

Foto: Paula Kossatz

Talvez seja a ferramenta onde se pode se manifestar de forma leve, bem humorada, não esquecendo de criticar. Humor é rico, difícil de ser feito, mas igualmente prazeroso.

PBM - Há algum tempo, Chico Anísio criticou a Rede Globo por ela estar repleta de jovens atores. Como você vê essa crítica do Chico, já que você faz parte dessa nova safra de atores?

Chico é um mestre! Acho uma pena que ele seja tão pouco aproveitado pela TV. Acredito que ele se referia à enxurrada de supostos atores que invadiram nossa TV.

PBM - Tem novos projetos para 2010?

Continuar a viajar com SURTO, pois agora estamos com novas cenas, escrever um curta e me dedicar a um novo projeto de teatro, que por enquanto é segredo.

PBM - Para quem você falaria poucas e boas?

Para os políticos corruptos, que iludem o povo para se deleitarem com o poder.


Quer ter a entrevista com o ator Rodrigo Fagundes em seus arquivos? Clique aqui Entrevista Rodrigo Fagundes (para abrir o arquivo .pdf precisa ter o programa Adobe Reader – Imprima se necessário, preserve o meio ambiente).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 thoughts on “Olha a faca! Entrevista com Rodrigo Fagundes, o Patrick do Zorra Total

  1. Oi Mari!
    Parabéns pela entrevista… Tinha certeza que iria ser ótima, já que o Rodrigo é simplesmente um sucesso… Quando puder, entreviste também os outros atores do Surto, porque eles também são um máximo…
    bjs

  2. Mari,
    Parabéns pela entrevista. Valeu também a menção ao Chico e o Rodrigo tem razão, o Chico realmente é um Mestre.
    Abraço
    Zittão

  3. Oi Rodrigo, tudo bem? Espero que sim. Sou Chris, está lembrado? A sua guru, estou aqui no RJ trabalhando, espero encontrar com você na missa lá de JF, viu? rs quero tirar fotos e autógrafos, graças a Deus, tudo o que eu previ, deu certo. E dará sempre, sou sua fã. Aqui, me senti realizada, quando vi você pela primeira vez do jeitinho que você sempre sonhou, Rodrigo, estou chorando. hahaha que os anjos, e o Senhor estejem sempre com você. Se você tiver um tempo, me manda um e-mail? É: christianelanzieri@hotmail.com

    Aguardo hein, beijos.

Leave a Reply