Michael Jackson (1958-2009) e sua superexposição
June 26, 2009 by Mari Valadares
Filed under Cantinho PBM, Poucas e Boas Notícias
Minha mãe me disse ontem: “Como esse moço podia ter uma vida normal com essa exposição desde criança?” Talvez a resposta dessa pergunta seja a chave para descobrir o enigma Michael Jackson e os rumos que ele tomou nesses 50 anos de vida.
Desde criança, Michael foi o que mais se destacou entre os irmãos. Em 1979, com 21 anos, lançou seu primeiro disco solo “Off The Wall”, que foi um sucesso de vendas. Nos anos 80 vira Rei do Pop, com o álbum Thriller, disco mais vendido da história. Daí em diante começaram a aparecer na imprensa mundial suas excentricidades e problemas.
Hoje, essa imprensa que há pouco tempo só o criticava, por causa de suas esquisitices, volta a elogiar e a imortalizá-lo com um boom de imagens, clipes e depoimentos. Não que Michael não seja merecedor disso, talvez mereça muito mais, porém sua vida torna-se espetacularizada pelas ferramentas midiáticas.
Enquanto escrevo esses parágrafos, a GloboNews passa pela milésima vez a história do Rei do Pop. Eu assisti quase todas as vezes e sempre “me pego” emocionada como se fosse um drama europeu.
Ronaldo Helal, em “Cultura e idolatria: ilusão, consumo e fantasia”, afirma que cada momento da biografia de um indivíduo é superdimensionado, transformado em capítulo e consumido como um filme. Helal também diz que ”a valorização do biográfico é diretamente proporcional à capacidade desse indivíduo em roubar a cena” e a mídia sabe que Michael fazia isso muito bem e até em sua morte isso fica visível.
Deixo aqui um vídeo de Michael, da música que mais gosto dele, Billie Jean.




Comments
E você, o que achou? Diga pra gente!...
ah, e se quiser que sua foto apareça nos comentários, cadastre-se no site Gravatar!